Se em tempos mais calmos as ações de trade marketing ajudam a alavancar as vendas, imagine o que pode ser feito num período sazonal?
Aquele período de datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal e Ano Novo, quando o mercado está aquecido e os consumidores constumam comprar mais produtos.
E é sobre isso que vamos falar nesse artigo, mostrar a importância de investir em ações de trade marketing, especialmente nesse período que além de está próximo do Natal, também tem a Copa do Mundo.
Evento este mais assistido do planeta e que segundo o Confederação Nacional do Comércio (CNC), estima-se um aumento de 7,5% nas vendas em relação a esse mesmo período do ano passado.
Portanto, a hora é agora, de utilizar todas as possibilidades que o trade marketing oferece para lançar o seu produto no mercado de maneira estratégica, e se destacar entre outras marcas.
Trouxemos algumas dicas de estratégias para o seu time de trade surfar nessa onda, e garantir melhores resultados nas vendas.
De olho no Shopper

A dica é coletar o maior número de informações sobre o shopper, bem como os comportamentos que influenciam na tomada de decisão. Isso evita ruptura ou sobra de produto no pdv.
Criatividade no Pdv
Invista em peças de merchandising para criar uma ambientação no pdv, relacionada com a data festiva vigente, chamando a atenção para o produto, dosando o equilíbrio entre a criatividade e a funcionalidade.

Capacitação dos Promotores
O promotor é a cereja do bolo para executar o planejamento inicial e garantir a efetivação da estratégia, logo, é essencial que ele seja treinado para melhorar a experiência de compra e aumentar as vendas.

Mapeando a Sazonalidade
Mapear a sazonalidade com o apoio da tecnologia, gerindo a equipe de campo também ajuda a compreender as ações que mais chamaram a atenção do shopper para o planejamento das campanhas.
Ah, sabe aquelas ações de sorteio que costumam acontecer nos supermercados principalmente no final do ano?
Pois é, isso também faz parte da estratégia para atrair os clientes, que muitas vezes optam por comprar em determinado estabelecimento apenas para concorrer a determinado prêmio.

E o prêmio nem precisa ser muito caro para atrair o shopper, muitas empresas inclusive, tem oferecido serviços como jantares para criar uma memória afetiva com o consumidor.
Conclusão, vale apelar para psicologia das cores, para os gatilhos de vendas, só não vale realizar ações aleatórias sem nenhum embasamento.
Gostou desse conteúdo? Procure um de nossos consultores para saber mais…