Com tantas opções de modelos de vendas disponíveis, o mercado de Atacarejo está crescendo em uma velocidade incrível e chegando em diversas cidades do Brasil.
Mas você já tinha ouvido falar no modelo Cash And Carry? Sabe o que é?
Traduzindo ao pé da letra, Cash and carry significa pegue e transporte. Trata-se de um fenômeno importante do varejo, principalmente pensando nos canais de distribuição.
Sua origem se deu há mais de 50 anos na Alemanha, porém, no Brasil, este modelo chegou através das redes Makros em 1952.
Modelo esse, que tem conquistado os consumidores por ser uma alternativa mais barata de comprar, principalmente se a ideia for adquirir grandes quantidades.
Sua principal vantagem é que o consumidor pode escolher o produto diretamente da prateleira do atacado, que funciona também como um depósito.
Desta forma, a compra dispensa a ajuda de um vendedor, evitando também outros custos com intermediários.
Além de ser mais econômico, este tipo de negócio apresenta muitas outras vantagens em comparação a outros tipos de lojas.
Vem saber um pouco sobre as vantagens de milhões:
- Alta variedade dos produtos
Neste tipo de negócio são oferecidos uma gama enorme de diferentes produtos num mesmo ponto de venda.
Desta forma o consumidor pode escolher produtos tanto para a sua casa quanto para o seu negócio, escolhendo se deseja comprar em grandes ou em pequenas quantidades.
- Valor
Talvez o maior benefício seja a condição de oferecer o melhor preço, que costuma ser mais baixo, quando comparamos com estabelecimentos que atendem somente no varejo.
- Facilidade
A estrutura de um cash and carry, apresenta corredores largos, com a exposição de grandes gôndolas, com pé direito alto, permitindo a circulação de clientes, funcionários e máquinas.
Embora este modelo venha ganhando espaço e também já foi “abrasileirado” para
atacarejo, contudo, existe uma diferença entre eles, que seria o público atendido.
Segundo a Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), o que diferencia um do outro é que:
- No cash and carry, mais de 50% das vendas são feitas para clientes pessoa jurídica (empresas).
- No atacarejo, mais de 50% das vendas são feitas para clientes pessoa física (consumidor final).
Apesar de todas as vantagens relevantes que trouxemos, é importante saber que para gerir um negócio desse tipo ou montar um atacarejo, também existem algumas desvantagens, como:
- Público limitado: nem todas as pessoas estão dispostas a se deslocarem para lugares mais longes para fazerem suas compras.
- O volume de vendas não é tão grande quanto o desejado:
Embora o cash and carry funcione como um armazém e esteja disponível a qualquer momento, o volume de vendas por cliente não é tão grande como os atacarejos gostariam.
Essa disponibilidade acaba fazendo com que os clientes deixem de fazer grandes investimentos, utilizando o estoque do atacarejo como reposição.
3. Não permite muito diferencial:
Em ambos os modelos de negócio estão todos os produtos que o varejista precisa, portanto, o concorrente pode ir na loja e adquirir o mesmo produto que você usa.
Além disso, no atacarejo você não irá encontrar aquele elemento único que só você tem e isso impedirá uma vantagem competitiva de destaque no mercado.
Esse cenário mercadológico tem ganhado força em várias cidades do Brasil, em função da globalização e da tecnologia.
Pronto, agora você já sabe um pouco sobre esses modelos de negócio.
Para saber mais sobre os modelos de vendas e como ele pode ajudar o seu negócio, fique atento ao nosso blog e assine nossa newsletter.
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